Você se importa muito com a opinião alheia? Liberte-se….

5a106a1d-dc6b-47eb-81eb-6dedcf7ac3f0

Já pararam pra pensar quantas vezes não foram livres porque estavam preocupados com a opinião que os outros teriam de você? Sabiam que na maioria das vezes que as pessoas fazem suposições sobre vocês, elas estão erradas? (Continua o texto…)

Por exemplo, observem quando uma pessoa que vocês consideram boa fala do mundo à sua volta… Percebem que ela enxerga a metade cheia do copo na maioria das coisas? Ou seja, a opinião dela é feita através de um prisma de visão que reflete a personalidade dela (ver o lado bom). Quando uma pessoa está falando algo de você que não sejam fatos, quando ela está supondo ou julgando, ela está se baseando na referência dela mesma. Ou seja, no fundo ela não está falando de você, está falando dela mesma. Ela te atribuirá as intenções que ela teria tido e não irá realmente saber suas reais intenções. Então porque você deveria realmente se importar com o que ela está dizendo a ponto de deixar de ser você mesmo atropelando sua própria essência? Tem sentido para você se sacrificar por pessoas que não te aceitam como você é? Tem sentido você ir contra você mesmo apenas para agradar aos outros? Você acha possível ser feliz assim? Se nem mesmo você se respeitar, como espera que o mundo respeite você? Se nem mesmo você tiver amor por você, como espera que o mundo tenha? É mesmo necessário você provar pro outro que o julgamento que ele tem sobre você está errado? Jogos e expectativas excessivas em relações te fazem bem? Se não fazem, seja você mesmo e seja feliz.

A nossa opinião sobre vários aspectos nossos muda diversas vezes durante nossa vida. E ela é baseada em nossa personalidade e nossos registros passados emocionais. Então nossa opinião não é uma grande verdade nem mesmo sobre nós mesmos. Agora imaginem a nossa opinião sobre o outro que desconsidera o universo do outro e se baseia no nosso… Então pergunto mais uma vez… Por que dar tanta atenção à opinião alheia sobre você? Se você for tentar agradar ao mundo todo, nunca conseguirá, pois o mundo tem opiniões diferentes e divergentes. É impossível agradar a todos, mas é plenamente possível ser feliz sendo você mesmo. Tem muitas pessoas que estão próximas de vocês e no fundo nunca se predispuseram a conhecer vocês de verdade, pois ao invés de se conectar com sua essência preferiram fazer suposições, julgamentos e rotulá-los. E mesmo que os rótulos algum dia tivessem sido justos, existe um detalhe importante: As pessoas podem mudar, aprender e evoluir. A aceitação de si mesmo e do outro sempre traz muito mais harmonia do que a rejeição. E muitos de nós sofremos até aprender e integrar isso. Se nossas relações se tornam pesadas é sinal de que estamos carregando pesos que não são nossos, pesos dos outros.

Não deixe de viver sua verdade, de ser íntegro com sua própria essência para agradar a todos. O tempo que gastamos analisando e julgando o caminho e as escolhas do outro é tempo e energia que podemos canalizar para nossa própria construção. O jeito do outro é o jeito certo (para ele). O seu jeito é o jeito certo (para você). Estando cada um no seu quadrado respeitamos automaticamente o quadrado do outro. Em outras palavras, se você se respeitar e olhar com respeito para o outro, ele também te olhará com respeito.

abraços fraternos a todos

* Se você se interessou por esse texto e gostaria de aplicá-lo na prática com resultados rápidos, conheça nossa terapia / coaching de transformação existencial sistêmica. É uma técnica que pode ser feita por Skype ou presencial. Conheça nosso trabalho.