Vivendo no Presente

trem

Gostaria de dedicar esse post de hoje sobre a importância de se viver no presente. Percebo que muitas pessoas alimentam problemas ou dificuldades em suas vidas simplesmente por estarem com a cabeça focada no tempo errado.

Comecemos pelo passado. Como o próprio significado da palavra já diz, o passado já passou. Não podemos construir nele. Se ficarmos presos a velhos padrões de pensamentos ou a emoções passadas, teremos tendência a não nos libertarmos para construir uma nova realidade no presente. Pessoas presas ao passado tem maior tendência a sentir culpa, tristeza, arrependimento e a entrar em estados depressivos. Carregamos as consequências de nosso passado em nosso presente, mas somente podemos agir no presente. O que podemos fazer no presente é mudar os registros emocionais, nossas reações e atitudes quando pensamos no passado.

O futuro, por sua vez, nada mais é do que uma consequência do que construímos no presente. Pessoas que geram muita expectativa com relação ao futuro acabam ficando ansiosas, preocupadas e estressadas. Existe também o caso das pessoas sonhadoras e passam o tempo pensando naquilo que elas gostariam de ser no futuro, mas não executam nenhuma ação no presente que faça com que esse futuro se concretize. Seria como ter um canteiro de terra no fundo de casa, ficar imaginando que será um lindo jardim no futuro, mas nunca plantar as sementes para que as plantas floresçam. O ato de se plantar as sementes representa as ações e realizações construtivas que devemos ter no presente para que o futuro sonhado exista. Quando perceberem que estão excessivamente ansiosos, observem os pensamentos que estão ligados ao futuro e tentem trazer o foco para soluções e ações no momento presente.

Quando executamos alguma ação, ela sempre ocorre no momento presente. Na linha do tempo, o presente é o momento construtivo. Adotar uma postura de vida baseada no “Aqui e Agora” nos protege do pessimismo e nos ajuda a diminuir as angústias pessoais. Se nosso foco de criação está no presente, podemos voltar ao passado sem culpa e se projetar no futuro com objetivos (não expectativas) de maneira serena e realista.

Se você já definiu objetivos e metas para o seu futuro, estabeleça um plano de ações para atingi-lo e comece a realizá-lo no presente. Caso tenha dificuldades, procure um profissional de coaching. Ele poderá orientá-lo. Você pode atingir seus objetivos agora. Não espere até o futuro, pois o futuro não o fará por você.