O impacto do otimismo e da motivação na vida

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Ultimamente eu tenho feito muitas pesquisas e testes a respeito da motivação, do otimismo e seus impactos sobre a vida.

Existe o grande clichê que diz que pessoas otimistas seriam mais felizes. Mas será que conseguimos verificar isso em nossas pesquisas paracientíficas ligadas à física quântica e desenvolvimento humano?

Abordaremos então o assunto através de três diferentes abordagens:

1 – Abordagem quântica e paracientífica:
Estudos em física quântica nos demonstram que nosso DNA interfere e influencia nos fótons e outras partículas subatômicas. Outros estudos demonstram que nossos sentimentos otimistas ou positivos deixam nosso DNA mais relaxado, enquanto que sentimentos negativos ou pessimistas tendem a contrair o DNA. Nossos sentimentos impactam por consequência nossas partículas em níveis quânticos, alterando nossos campos bioeletromagnéticos que, por sua vez, influenciam em nosso metabolismo. O padrão mental de um indivíduo impacta diretamente suas frequências corporais e os campos vibratórios de suas partículas. Por uma questão de ressonância, pensamentos positivos e construtivos geram padrões vibratórios que permitem uma programação celular coerente, ou seja, construtiva e positiva. O corpo sente isso através de uma modificação metabólica produzindo um bem estar corporal de relaxamento. Esse processo impacta diretamente sua motivação e, consequentemente, suas interações no mundo e a coerência de suas ações com seus objetivos. Uma pessoa desmotivada diminui sua produtividade e sua realização ou capacidade de concretizar seus objetivos.

2 – Abordagem médica:
A medicina considera desde algum tempo que o otimismo tem um papel importante na boa saúde. Pesquisas indicam relações entre os pensamentos e sentimentos ditos “negativos/pessimistas” e a psicossomatização de doenças. Estudos da universidade de Yale indicam que pessoas pessimistas tem uma menor expectativa de vida que as pessoas otimistas. Mas convém aqui separar os otimistas realistas e realizadores dos otimistas crédulos. Os otimistas realistas e realizadores possuem uma perspectiva positiva dos otimistas moderada com realismo e prudência e realização. Os otimistas crédulos fazem planos que não estão ao alcance de sua realidade, têm dificuldade em realizá-los e se frustram. Do ponto de vista da saúde, os dois otimistas são mais felizes que os pessimistas, mas os otimistas realistas possuem uma maior capacidade de construção e realização em suas vidas.

3 – Abordagem fisiológica:
O otimismo está associado também com nossa motivação. Temos um estudo muito interessante sobre a motivação do ponto de vista fisiológico e hormonal. Segundo ele, todos os sentimentos que nós sentimos são o resultado da interação de diferentes hormônios. Com a motivação não é diferente. A dopamina e a adrenalina nos fornecem motivação e nos tornam alertas e focados além de aumentar o nosso entusiasmo pela vida. Ao mesmo tempo, os níveis de hormônios com efeitos negativos (tais como o cortisol) caem. A motivação e a disposição, são processos hormonais que são construídos ou destruídos através da alimentação e de movimentos físicos. Ao contrário do que nos ensinam, as emoções são determinadas a partir de reações químicas conscientes. Defendemos em nossos estudos que mesmo uma mudança de postura física ou de atitude possa impactar a fisiologia “criando-se” motivação.

Resultados:
Percebemos então que os otimistas acabam gerando processos físicos, psicológicos e químicos em seus corpos de maneira a impactar a saúde, a motivação e a disposição de maneira positiva trazendo um contexto mais favorável a nossa capacidade de realização. Pessoas otimistas que concretizam seus projetos têm uma maior sensação de gratidão e autorrealização. A autoestima se torna mais positiva e se sentem mais capazes. Constroem mais facilmente na vida situações em que fica satisfeito com os resultados obtidos. Com isso começam a enxergar a felicidade como um processo presente, um caminho diário e não como um objetivo futuro.

Então, de maneira geral, podemos concluir que pessoas otimistas são mais felizes sim.

Como aumentar a disposição:
E o que poderíamos fazer para aumentar a disposição no nosso dia a dia? Quais fatores influenciam?

A alimentação impacta diretamente a química do corpo e a parte hormonal. A alimentação pode deixar a pessoa mais disposta, mais saudável e mais motivada. Para isso é importante consumir alimentos que alcalinizem nosso sangue, acelerem nosso metabolismo e não gerem grandes picos de insulina em nosso sangue. Exercícios físicos liberam hormônios que dão um sentimento de prazer e motivação, mas também auxiliam no aumento da carga elétrica celular, o que é muito importante para nossa saúde e disposição. Já as técnicas terapeutas vão atacar o problema por outro ângulo. Pela tomada de consciência do paciente de que quanto mais o seu foco de atenção estiver no positivo, mais ele alimenta e enxerga situações positivas em sua vida. Mas para que isso funcione é necessário tomar ações coerentes com a tomada de consciência.

Gratidão e pensamento positivo no inicio do dia fazem com que o individuo já comece o seu dia com motivação e com foco no positivo. Não são fatores que vão nos garantir um dia mais agradável, mas são fatores que vão influenciar nosso dia para que ele seja mais agradável.

Como avaliar onde me posiciono:
E como eu poderia avaliar se sou uma pessoa otimista ou pessimista?

Quando aparece algo novo a se fazer, você foca na possibilidade de aprender, de realizar algo novo, de atingir o objetivo? Ou você foca nas dificuldades, no medo de não conseguir? Pessoas otimistas focam sempre nas soluções. Pessoas pessimistas focam no problema e têm tendência a aumentá-los. É importante aqui não confundir pessimismo com prudência, posto que são coisas distintas.

Então podemos dizer que o outro clichê que diz que pensar negativo atrai o negativo é verdadeiro também?

Conclusão:
Algumas pessoas veem essa frase como algo esotérico ou metafísico. Independentemente de seu aspecto metafísico, nossas pesquisas nos mostram que onde a mente humana coloca o seu foco, ela passa a entrar em ressonância com aquela frequência. De uma maneira mais concreta, uma pessoa que só pensa negativo terá tendência a olhar o problema e não a solução. A pessoa enxergará mais suas dificuldades e não suas habilidades para criar soluções. Isso pode bloquear seus processos, sua realização e diminuir sua motivação. O consequente aumento de sua insatisfação e frustração afetam sua autoestima, suas atitudes, suas ações e mesmo sua saúde. É muito importante termos objetivos construtivos realistas, acreditarmos neles e tomarmos ações coerentes para realizá-los.

Um bom dia para todos  🙂

O processo de Transformação existencial trabalha também sobre todos esses fatores. Se tiver interesse no processo, basta entrar em contato comigo aqui.

* Texto escrito por Otávio Reis