Life Coaching… O que é? Para que serve?

Life Coaching


Hoje tive uma coincidência engraçada que me fez pensar… Essa semana eu comentei com meus amigos em tom de alívio que eu tinha acabado com a reforma do meu consultório de Coaching e Terapias aqui em Campo Grande (MS). Três desses amigos me fizeram exatamente a mesma pergunta: “Otávio, você é coach? Ótimo, então me explica o que é Coaching…” Acabei me dando conta de algo… Percebi que sempre escolhi profissões com nomes estranhos. Rsrsrsrsrs… E olha que não fiz de propósito… Vou explicar…

Quando eu tinha 23 anos e explicava para minha família que eu era engenheiro mecatrônico… eles diziam: “Meca o quê? Quê isso menino?” Tive a mesma sina com a etnometodologia anos depois. Em seguida foi a vez das ciências actuariais e depois a osteopatia. Cada vez que agreguei uma profissão a mais, tive de explicar pros amigos e parentes do que se tratava aquele termo estranho que designava minha profissão. Como hoje sou Coach, então é com grande prazer que falaremos hoje um pouco sobre o Life Coaching… Além de esclarecer a alguns amigos, pode também ser útil a nossos caros leitores 🙂

O Coaching pode ser caracterizado como uma técnica conduzida por um profissional, chamado coach, visando identificar o estado atual de seu cliente, chamado coachee e acompanhá-lo até que suas metas e objetivos sejam atingidos. É um processo de várias seções, mas é diferente de uma terapia, pois o foco da terapia é remediativo, já que se trabalha o passado do cliente e os eventos dolorosos que os levaram ao tratamento. No caso do Coaching o foco é generativo, onde se lida com o foco de realização das pessoas no presente para se atingir metas estabelecidas no futuro. Por vezes, quando é necessário trabalhar algum bloqueio, o Coaching ressignifica crenças limitantes e eventos passados. É um processo com foco 100% em solução trazendo aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados desejados.

Para dar alguns exemplos, citemos 3:

1. Algumas pessoas possuem dificuldades relacionais. Muitas vezes essa dificuldade vem de um trauma de infância. Então, num primeiro momento, verificamos seu passado pois é importante identificar o ponto de bloqueio (o trauma), sua causa (o evento da infância), ressignificá-lo para liberar o bloqueio. Em um segundo momento vamos trazer o foco pro presente para que o coachee veja quais ações ele precisa executar para melhorar efetivamente suas relacões.

2. Algumas pessoas têm dificuldades em ganhar dinheiro. Nesse caso é importante sabermos qual a visão que essa pessoa tem do dinheiro. Se ela tiver uma visão negativa, ela terá bloqueios que vão dificultá-la a ganhar dinheiro. Nesse caso, é preciso ressignificar sua visão com relação ao dinheiro para em seguida analisar quais as ações que essa pessoa precisa tomar para gerar prosperidade em sua vida financeira.

3. Algumas pessoas tem a auto estima baixa. É importante então que ela descubra que ela tem um potencial infinito e que ela perceba da importância dela se dar o seu devido valor.

Mas como funciona esse processo?

É essencialmente um diálogo entre o coach e o coachee. Um dos objetivos do coach nessa conversa é ajudar o coachee a acessar informações da mente inconsciente ou Self2. Essa é a parte intuitiva relacionada com o hemisfério direito do cérebro. Quando essas informações são acessadas promove-se um diálogo interno com a mente consciente ou Self 1 que representa a parte cognitiva relacionada ao hemisfério esquerdo do cérebro. Para isso, o coach formula perguntas relevantes em momentos críticos, buscando encorajar e apoiar o coachee para que este possa enxergar as situações sob novos pontos de vista descobrindo assim novas estratégias de solução para cada situação.

Dentro do Coaching, existe uma modalidade chamada Life Coaching, que é orientada para a vida pessoal, trabalhando aspectos como habilidades, capacidades, limitações, relacionamentos, planejamento, motivação, comunicação, família, auto-desenvolvimento, alcance de metas, motivação, estresse, e outros… O Life Coaching é um processo que ajuda os indivíduos a explorar quaisquer objetivos de vida. O objetivo a ser trabalhado pode estar em qualquer área da vida da pessoa. É uma oportunidade poderosa para pessoas que buscam sucesso pessoal (emocional, psicológico, familiar, etc.) e profissional.

Espero que este Post tenha conseguido tirar algumas dúvidas frequentes de muitas pessoas sobre o que é o Life Coaching.

Um Abraço Fraterno a todos!