Dores na coluna – Como eliminá-las

Coluna

Muitas pessoas que atendo reclamam de dores na coluna. O problema é que as pessoas só decidem se tratar quando as dores já estão incomodando muito, negligenciando muitas vezes a saúde da estrutura ósseo muscular. Essas dores acabam limitando-as na execução de suas tarefas diárias.

O sistema ósseo muscular possui uma função estrutural única que afeta a saúde geral do organismo inteiro. Dentro desse sistema, a coluna desempenha um papel essencial e possui várias funções. Quando o sistema ósseo muscular não consegue preencher seu papel corretamente, o organismo pode sofrer desordens localizadas ou gerais como consequência. Por exemplo, um problema na vértebra torácica T6 pode afetar os nervos que estimulam o estômago e este pode começar a ter disfunções, como uma gastrite por exemplo.

Felizmente, muitos desses problemas que causam dores na coluna podem ser facilmente evitados. Prestar um pouco de atenção aos erros de postura e à posição em que se deita na cama já ajuda bastante. A prática de exercícios físicos e de alongamentos também é um fator positivo. Mulheres; evitem cruzar as pernas, pois isso pode afetar a lombar. Homens; evitem colocar carteira no bolso de trás da calça, pois ao sentar-se pode também afetar a lombar. Cuidado com a altura do travesseiro para não forçar a cervical.

Mas quando o problema já se instalou e as dores se fazem presentes é muito importante buscar profissionais competentes que possam não somente tratar das dores, mas também tratar das causas das dores. Eu pessoalmente acho muito importante se enxergar o corpo como um todo onde cada parte tem interações sistêmicas com as demais. Parto do princípio que, dentro das possibilidades, ser humano nenhum deveria aceitar aprender a conviver com as dores. Antes disso ele precisa esgotar todas as possibilidades de tratar a causa da dor. A dor é um dos sintomas e não a doença. Então é preciso eliminar a causa do sintoma.

Tenho tido resultados muito bons em pacientes utilizando a associação de duas técnicas: Reiki e Shizen-tai. O objetivo destas técnicas, além do alívio das dores é eliminar as causas reestabelecendo a capacidade natural do corpo a se equilibrar.

Se você tem dores na coluna, não espere piorar. Procure o profissional competente mais próximo de você.