Palestras: Busquem conhecimento





ByblosObeliskTemple

Faço pesquisas e palestras com dois objetivos. O primeiro é compartilhar o conhecimento e trazer à tona o que estava oculto. O segundo objetivo é trazer para o público algo que efetivamente seja útil em suas vidas e que possa transformar sua realidade existencial em vários níveis de forma construtiva e positiva. Os resultados precisam ser concretos e claramente perceptíveis, trazendo junto uma mudança consciencial e novas atitudes coerentes com as metas de cada um.

Gostaria de compartilhar aqui quais são meus métodos de pesquisa e a importância de se buscar sempre o conhecimento de maneira a expandir nossa percepção do mundo e de nós mesmos. Apesar de eu ter me tornado pesquisador numa universidade francesa onde as metodologias de pesquisa são bem definidas, aprendi a ir além do convencional buscando também informações no que chamamos hoje de ciências paralelas.

É possível de se conceber a idéia de que a noção de realidade de muitos indivíduos pode estar fundamentada sobre um paradigma. Esse paradigma pode ser um conjunto de idéias apoiado numa visão científica, numa visão religiosa ou naquilo que as mídias apresentam como visão de mundo. Podemos então considerar que um paradigma muitas vezes determina a maneira pela qual uma boa parte dos indivíduos percebe o mundo. Essa visão de mundo é apoiada sobre um conjunto de hipóteses aceitas que explicariam o mundo e ajudariam a compreender seu funcionamento. Os indivíduos dificilmente colocam essas hipóteses em dúvida. Normalmente eles agem e pensam a partir delas.

O problema é que essas hipóteses apresentam ainda várias lacunas que os métodos de pesquisas atuais não são capazes de cobrir. Precisamos de métodos de pesquisa complementares aos métodos científicos atualmente utilizados. Existem várias evidências ou anomalias que são descartadas hoje pela nossa ciência por uma questão de negligência, de conveniência ou de falta de interesse. Se voltássemos nossa atenção para essas anomalias, haveria muitas quebras de paradigma.

De minha parte, portos um interesse especial sobre essas lacunas para que estas possam abrir novos horizontes construindo consciência e responsabilidade. Postarei alguns artigos de pesquisas minhas e de alguns parceiros nesse site para que possam contribuir e expandir nossa percepção de mundo e de realidade.

Nessas pesquisas, percebi que muitas das informações negligenciadas sobre o nosso passado trazem respostas que nos ajudarão a melhor conduzir nosso futuro.

Busquemos o conhecimento de maneira consciente para esclarecer, compreender e evoluir quebrando limitações e preconceitos.